Desenhos Bíblicos – Parábola de Jesus – O Bom Samaritano

O que é a parábola do bom samaritano?

A parábola do bom samaritano é uma história que Jesus contou para explicar sobre amar o próximo. Amar é uma coisa prática, não é apenas falar palavras bonitas. A parábola do bom samaritano também mostra que devemos amar a todos, sem preconceito.

A parábola do bom samaritano
Um dia, quando Jesus estava ensinando, um perito na lei o pôs à prova. Os peritos na lei eram pessoas que conheciam a Lei de Deus, dada a Moisés, a fundo. Depois de determinar que para ter a vida eterna é preciso amar a Deus e amar o próximo, o perito na lei perguntou a Jesus quem era seu próximo (Lucas 10:27-29). Em resposta, Jesus contou essa história:

Durante uma viagem, um homem foi atacado por assaltantes, que o deixaram quase morto. Um sacerdote de Deus viu o homem ferido e passou para o outro lado da estrada, sem o ajudar. Um levita, que era uma pessoa dedicada ao trabalho no templo, também passou sem ajudar o homem (Lucas 10:30-32).

Depois disso, passou um samaritano. No tempo de Jesus, os judeus e samaritanos eram inimigos. O samaritano teve dó do homem, tratou de suas feridas e o levou para uma hospedaria, onde cuidou dele. O samaritano ainda pagou todas as despesas do homem na hospedaria! – Lucas 10:34-35

 

Quando terminou de contar a história, Jesus perguntou qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O perito na lei respondeu que era o homem que o ajudou. Jesus então disse para fazer igual (Lucas 10:36-37).

Descubra aqui: quem eram os samaritanos?

O que significa a parábola do bom samaritano?
A parábola do bom samaritano mostra o que é realmente importante para Deus.

O sacerdote e o levita eram pessoas que conheciam bem a Lei de Deus. Eles trabalhavam no templo e tinham grande responsabilidade religiosa. Mas todo seu conhecimento e todos os rituais não valiam de nada. Suas ações mostraram que a Lei de Deus não estava em seus corações (Isaías 29:13).

O samaritano poderia ter ficado feliz com o sofrimento do homem, porque os judeus eram inimigos dos samaritanos. Mas o samaritano não viu um inimigo ou um problema. Ele viu um homem como ele, que precisava de ajuda. Ele não ficou indiferente; ele ajudou. O samaritano amou de verdade (1 João 3:17-18).

Nosso próximo é quem está por perto. Não é apenas quem gostamos ou achamos que “merece” nosso amor. Assim como Jesus nos amou, apesar de nossas falhas, nós também devemos amar quem está por perto. #desenho #desenhobiblico #desenhoanimado

Kit – Pregador Completo! Aprenda preparar sermões

Conheça as ferramentas e técnicas para preparar sermões e se tornar um exímio pregador da palavra de Deus. Curso completo mais ferramentas exclusivas

Curso de Memorização da Bíblia Memo Bible 3000

Você já tentou lembrar de um versículo ou fatos da Bíblia e não conseguiu? Este método vai te ajudar a memorizar tudo da Bíblia!

Baixe planilha Dízimo Grátis, Totalmente desbloqueada!! Personalize ABAS e VBA.

Baixe planilha Dízimo Grátis, Totalmente desbloqueada!! Personalize ABAS e VBA.

Utilizada em mais de 10.000 Igrejas, Toda desbloqueada pra você personalizar.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.